Bar-Shai: Objectivity [tentative]

Objectivity [tentative] – Bioarte & Bactérias

A biologia está intrínseca em nós, e assim como a arte, ela faz parte da nossa vida. A artista Nurit Bar-Shai, que utiliza a interdisciplinaridade em seus projetos, sabe muito bem disso.

Apesar de seus trabalhos anteriores terem sido na área da arte e da tecnologia, ela decidiu inovar integrando a biologia e criando o projeto Objectivity, que utiliza colônias da bactéria Paenibacillus vortex para criar sua obra.

Vortex Heart

Paenibacillus vortex

Movimento da Paenibacillus vortex

A Paenibacillus vortex é uma bactéria com grande interação com o meio que vive, ou seja, recebe influências do ambiente ao seu redor e isso determina a forma como cresce, como se reproduz e como modifica a forma das suas colônias. É conhecida também, por sua boa interação social e são encontradas no solo, larvas de inseto e em muitos outros lugares. Seu nome se refere ao formato de vortex (espiralado) característico de suas colônias, que ajudam na alimentação e na proteção destes seres.

Utilizando espécies de ‘tweet químico’, ou seja, uma comunicação química, as informações são passadas entre os indivíduos da colônia que acabam adotando diferentes formas, sendo possível observa-las com o uso de pigmento.

The Soundscapes e Sound to Shape

The Soudscapes series, retrata uma fase do estudo da Nurit Bar-Shai que verifica como a colônia reage as ondas sonoras do ambiente, verificando suas formas e arquitetura.

Bactérias crescendo em area 3D
Paenibacillus dendritiformis

Sound to Shape faz parte do The Soundscape series e é uma instalação e uma perfomance com colônias de Paenibacillus vortex, em que as bactérias são expostas a diferentes sons de alto falantes onde as ondas sonoras interagem com o ágar das placas de Petri e com as bactérias e fazem com que elas assumam diferentes formas e estruturas das colônias, dependendo do comprimento de onda do som que incide sobre elas.

Sound to Shape
Instalação em Dublin

O mundo não é mais um lugar em que as coisas são separadas por áreas. Parar criarmos coisas novas, é necessário agregarmos a interdisciplinaridade em nossas vidas!

Referências

Compartilhe esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress