O Biodesign é uma área emergente que projeta o design inspirado nos processos que podemos ver a natureza para solucionar problemas funcionais, repensando o processo de desenvolvimento de produtos de forma mais sustentável.
Selecionamos algumas universidades ao redor do mundo que oferecem cursos na área:
1. Pós-graduação em Biodesign da University of the Arts London – Central Saint Martin (Londres/ Inglaterra)
O curso aborda as estratégias de biodesign como um impulsionador para a inovação sustentável. Incluindo também a apresentação de designers multidisciplinares ao pensamento de todo o sistema, princípios de biomimética, sistemas biológicos, design biocomputacional, técnicas digitais e de biofabricação. Que podem ser aplicados em projetos de novos materiais, produtos, serviços, sistemas e propostas arquitetônicas sustentáveis.
O curso de pós-graduação em Biodesign é pago por meio de financiamento ou anuidade e ocorre de forma presencial com duração de 2 anos.
Mais informações no site da Universidade:
https://www.arts.ac.uk/subjects/textiles-and-materials/postgraduate/ma-biodesign-csm#course-summary
2. Mestrado em Biotecnologia e Biodesign da Newcastle University (Newcastle/ Inglaterra)
O Mestrado de Pesquisa (MRes) em Biotecnologia e Biodesign oferece uma base de como as abordagens de design e engenharia são utilizadas na criação de novos processos e produtos biotecnológicos.
O curso é pago por meio de financiamento ou anuidade e ocorre de forma presencial com duração de 12 meses em tempo integral.
Mais informações no site da Universidade:
https://www.ncl.ac.uk/postgraduate/courses/degrees/biotechnology-biodesign-mres/
3. Graduação em Biodesign da The University of Sydney (Sidney/ Austrália)
O curso de graduação em Biodesign tem como foco preparar os acadêmicos para carreiras futuras que envolvem a pesquisa científica em contextos cotidianos. A formação em Biodesign permite oportunidades de carreira que variam desde o ambiente cientifico de pesquisa e desenvolvimento de soluções para o mercado em biologia sintética até a autonomia para empreender na área.
Mais informações no site da Universidade:
https://www.sydney.edu.au/courses/subject-areas/major/biological-design.html
4. Cursos de Biodesign da Stanford University (Califórnia/ EUA)
A Universidade de Stanford possui vários cursos na área de Biodesign para alunos de graduação (U), pós-graduação (G) e pós-doutorado (P) de Stanford. E para aqueles que não estão matriculados na instituição podem explorar a opção de cursos à distância.
Dentre as opções, estão: Inovação em Biodesign, Biodesign para Saúde digital, Construindo para a saúde digital, Biodesign Global, entre outros.
Mais informações no site da Universidade:
https://biodesign.stanford.edu/programs/stanford-courses.html
5. Cursos de Biodesign da The University of Western Australia (Perth/ Austrália)
A Universidade da Austrália Ocidental através do laboratório SymbioticA oferece cursos para estudantes de graduação voltados à experimentação interdisciplinar na arte e ciência, e o mestrado em Artes Biológicas (Biological Arts) voltado para praticantes de arte, cientistas e acadêmicos de humanidades que desejam se envolver com a biopesquisa criativa.
Mais informações no site da Universidade:
https://www.symbiotica.uwa.edu.au/courses
6. PhD em Biodesign da Arizona State University – Ira A. Fulton Schools of Engineering (Arizona/ EUA)
O PhD em Biodesign da Universidade de Arizona prepara os alunos para aplicar com eficácia as experiências interdisciplinares em grandes empreendimentos, capacitando para carreiras em organizações acadêmicas, governamentais ou comerciais.
Mais informações no site da Universidade:
7. Mestrado em Biodesign da The University of Edinburgh (Edimburgo/ Escócia)
O mestrado em Biodesign da Universidade de Edimburgo exercita os conhecimentos e habilidades praticas adquiridas em ciências biológicas para criar uma solução cotidiana para a sociedade, por meio da colaboração interdisciplinar com designers.
O curso é pago e consiste em uma aula semanal presencial divididas entre pequenos grupos de alunos.
Mais informações no site da Universidade:
http://www.drps.ed.ac.uk/17-18/dpt/cxpgbi11112.htm
8. Instituto de Biodesign da University of Bristol (Bristol/ Inglaterra)
O Instituto de Biodesign da Universidade de Bristol na Inglaterra está entre os precursores da pesquisa, ensino e inovação em biologia sintética. O instituto realiza pesquisas multidisciplinares entre pesquisadores de pós-graduação e pós-doutorado, acadêmicos e industria sobre soluções emergentes para os desafios globais.
Mais informações no site do Instituto:
https://www.bristol.ac.uk/biodesign-institute/
Sou apaixonada por descobrir coisas novas e pela área criativa, a arte e a moda, que sempre foram minhas vocações. Atualmente sou estudante de Design de Moda na UFG e, no meio desse processo decidi me aventurar no universo do biodesign e da sustentabilidade. Nos momentos off-line gosto de curtir uma boa música enquanto crio alguma arte fofinha em aquarela.