Produção Acadêmica​

4

Produção Acadêmica

Aqui estão disponíveis para download a dissertação sobre o projeto inicial do Biostudio e a tese sobre o Método Microbioinspirado.

MESTRADO

O Biodesign procura empregar organismos vivos na composição de produtos e serviços oferecidos a sociedade. Baseado nesta ideia, e diante da necessidade de trabalhos que promovam inovação em processos de fabricação têxtil na área de tingimento e design de superfícies, esta pesquisa interdisciplinar surge com o objetivo de relacionar o Biodesign e o vestuário por meio de testes de coloração de tecidos orgânicos e criação de estampas utilizando linhagens de actinobactéria. Para isto, foi utilizado uma metodologia exploratória separada em laboratórios de cor, superfície e APP (teste de formas e experimentação). Após obtidas as colorações e estampas/colônias de actinobactérias, os tecidos foram submetidos a lavagem e passagem. Posteriormente serão estudadas melhores técnicas de fixação da estampa após a lavagem, assim como é de interesse deste projeto estudar e purificar os pigmentos produzidos por estas linhagens de actinobactérias, e a interação entre estas estampas produzidas e a pele do usuário, assim como análises morfológicas, microscópicas e de patogenicidade das linhagens que geraram melhores resultados.

clique na capa para acessar

doutorado

clique na capa para acessar

Os microrganismos apresentam grande importância não somente para a população humana no que diz respeito à produção alimentícia e farmacêutica, como também para a manutenção dos ciclos biológicos de nutrientes e da harmonia da vida como a conhecemos. Nas últimas duas décadas vemos uma crescente utilização destes microrganismos (bactérias, arqueias, protozoários, algas, fungos e vírus) também nos trabalhos de arquitetos, engenheiros, designers e artistas como matéria prima viva na criação de artefatos de diferentes escalas, fazendo parte dos próprios artefatos produzidos ou mesmo em seus processos produtivos. Nestes projetos vemos a interdisciplinaridade com a microbiologia e a utilização de sistemas complexos, mas sem uma sistematização das pesquisas. Por isso, esta tese teve o objetivo de produzir um método de criação de artefatos para áreas criativas (arte, design, moda e arquitetura, por exemplo) utilizando microrganismos. 

O método criado como objetivo geral da tese chama-se Método Microbioinspirado (MBI) e se divide em três grandes ciclos denominados Momentums. O Momentum Rep, ou representativo apresenta etapas relacionadas à pesquisa e exploração dos fatores envolvendo os microrganismos, suas transversalidades e características sensíveis; o Momentum Cell é constituído pela definição precisa do problema e dos objetivos da pesquisa; e o Momentum Morf, ou morfológico cujas etapas são responsáveis por materializar/executar o artefato e discutir a pesquisa. 

O método foi testado e colocado em prática em workshops e cursos relacionados ao design e a moda, mostrando a sua eficiência, ajudando estudantes, professores e pesquisadores a criarem seus próprios projetos interdisciplinares envolvendo microrganismos. Após o método criado e testado, ficam como perspectivas do trabalho criar uma plataforma de compartilhamento do método e fontes de pesquisas de microrganismos, assim como um repositório de alimentação colaborativa com dados de microrganismos diversos que possam ser utilizados como constituintes de projetos microbioinspirados.

se inscreva na nossa newsletter

Notícias de
Biodesign