ebook-1

Entrevista: Eco Materiais e Sustentabilidade na Moda com Tatiana Laschuk

Tatiana Laschuk é doutora em Design de Superfície pela UFRGS, mestre em Design e Marketing Têxtil pela Universidade do Minho e graduada em Moda e Estilo pela UCS. Trabalha há 10 anos com aulas para graduação e pós-graduação e, também dedica seu tempo à pesquisa, consultoria e produção de conteúdo para área têxtil com foco em sustentabilidade, estamparia, materiais e acabamentos de alto desempenho.

Recentemente, lançou o seu primeiro livro digital sobre ‘Eco Materiais para Moda’ (2020), com o objetivo de reunir projetos e materiais que possuem potencial para garantir um futuro mais sustentável na moda e disponibilizado em um único material com maior facilidade de acesso e pesquisa.

Em sua entrevista especial ao BioStudio, Tati conta um pouco sobre seu livro e estudos sobre eco materiais que, segundo ela “O estudo de Eco Materiais é urgente. Eu sinto isso desta forma, e sinto também que cada vez mais os designers estão buscando aplicar os eco materiais aos seus produtos.”, além de que, ela também nos conta sobre como podemos evoluir para conseguir uma produção de moda mais consciente e nesse sentido também devemos incentivar o consumidor a conhecer mais sobre esse assunto.

Confira a entrevista completa:

BioStudio: O que te motivou a escrever o seu livro ‘Eco Materiais Para Moda’?

Tati Laschuk: Eu sentia a necessidade de reunir e disponibilizar de forma organizada todo o material que venho coletando e estudando há anos. O assunto Eco Materiais é urgente. Eu sinto isso desta forma, e sinto também que cada vez mais os designers estão buscando aplicar os eco materiais aos seus produtos. Esse foi o principal motivo para lançar o livro.

BioStudio: Pode contar um pouco mais sobre o que o leitor irá encontrar neste livro?

Tati L: O leitor encontrará não apenas a parte de matéria-prima em si, mas todo o universo que envolve a produção de um eco material, desde a matéria-prima, – e aqui eu abordo desde a parte de fibras naturais, sintéticas e artificiais, até mesmo materiais que possam vir (e estão) a substituir materiais como o couro – passando pelos processos de beneficiamento, onde trato da estamparia, tingimento – um dos principais responsáveis pelos impactos ao meio ambiente pela indústria da moda – materiais reciclados, recicláveis e biodegradáveis, e um ponto bastante importante, que é a aplicação desses materiais a diferentes segmentos do mercado. Como aplicar os eco materiais levando em consideração os princípios da marca, propriedades do material e necessidades do consumidor? Estes são pontos fundamentais para aplicar esse tipo de material com propósito.

Biostudio: O que despertou o seu interesse pelos eco materiais? Como a sua formação acadêmica te ajudou ou te guiou a ingressar nesse mundo?

Tati L: Eu estudo materiais desde o mestrado. Fiz mestrado em Design e Marketing Têxtil na UMinho, em Portugal, num departamento que tinha raízes na engenharia têxtil. Ministrei por muitos anos aulas na graduação e na pós-graduação em disciplinas relacionadas a materiais tradicionais e alto desempenho. Então, o estudo sobre eco materiais foi uma consequência da minha formação, e também como resultado da minha conscientização como designer sobre o desenvolvimento de produtos de forma responsável.

BioStudio: No Brasil, é possível termos acesso aos eco materiais? Quais? O que falta para o nosso país avançar na pesquisa de eco materiais?

Tati L: Sim, inclusive temos muitos materiais disponíveis aqui, principalmente os de origem natural, como o algodão orgânico, o algodão colorido e a seda ecológica. Além disso, temos sintéticas como a poliamida biodegradável, que foi desenvolvida pela Rhodia, no Brasil. Por outro lado, percebo que em relação às fibras artificiais, que podem ser feitas a partir de resíduos – e eu vejo um potencial enorme de evolução neste tema – ainda temos muito a desenvolver. Ou seja, investimento em pesquisa é essencial para que possamos avançar em desenvolvimentos na área.

BioStudio: Como você enxerga o mundo da moda atual?

Tati L: Estamos, certamente, em fase de importante e essencial mudança.

BioStudio: E como você vê o futuro da moda? Você acha que a mentalidade das pessoas está mudando?

Tati L: Vejo o futuro da moda indissociado à sustentabilidade. Portanto, ainda passaremos por grandes mudanças que serão impulsionadas pelo consumidor. A mentalidade das pessoas está mudando. Mas acredito que a real mudança ainda vai acontecer com as gerações futuras.

BioStudio: A moda sustentável normalmente é mais cara. Como você acha que podemos gerar alternativas e então tornar esses produtos mais acessíveis aos consumidores que não tem condições ou acham o preço muito elevado?

Tati L: A indústria precisa de incentivos fiscais para a produção de materiais ecológicos. Esta seria uma alternativa viável para que então, ao chegar no consumidor, o produto que leva esse tipo de material tenha um preço mais competitivo. Portanto, até lá precisamos conscientizar o consumidor sobre a importância do consumo desse tipo de produto, sobre os impactos positivos que ele vai gerar.

Para comprar o livro ‘Eco Materiais Para Moda’, acesse: https://www.mastri.me/product-page/livro-digital-eco-materiais-para-moda

Deixamos aqui o nosso agradecimento mais que especial a Tatiana Laschuk pela entrevista e pela parceria <3. Valeu Tati! A moda precisa de profissionais como você!

Compartilhe esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress