Você já se imaginou usando uma roupa que possibilita a purificação do ar ao seu redor? Pois é, isso já é possível e se chama Biogarmentry!
Este projeto de biodesign foi desenvolvido pela designer Roya Aghighi em parceria com cientistas da University of British Columbia. Ela nos apresenta um tecido que é composto por células fotossintéticas que permitem a transformação do dióxido de carbono em oxigênio, assim como acontece com as plantas. Este tecido é constituído por uma alga verde unicelular denominada Chlamydomonas reinhardtii e por nanopolímeros, sendo assim um tecido totalmente biodegradável, o que ajuda ainda mais no combate ao descarte indevido de vestuário no meio ambiente.
Outro ponto importante são os cuidados que a peça da Biogarmentry necessita ao ser adquirida. Para que as células fotossintéticas possam ser ativadas, por exemplo, é imprescindível a exposição ao sol por duas horas assim que ela é adquirida, além de outros cuidados de manutenção para que a peça continue ativa. Este cuidado a mais desperta no usuário uma reeducação em seus hábitos de consumo, tornando-o mais consciente.
Pensar em tecidos como este é pensar no presente e no futuro da moda, já que cada vez mais precisamos de soluções menos agressivas e inovadoras para a preservação do meio ambiente. Projetos assim, estabelecem um pensamento que vai além de nós como indivíduos, mas também pensam na nossa comunidade e nos futuros descendentes!
–
Referências
Estudante de design de Moda da UFG, mas com um pé nas exatas e nas biológicas. Sou ex aluna de IF, lugar em que cresci, amei e me desenvolvi! Amo me conectar, me mostrar, sorrir, viver e ser. Apaixonada por coisas fofinhas, coloridas e artesanato. Meu lado dark fica só na música e nos animes! Não tenha medo de falar comigo, amo histórias e aprender coisas novas ♥