O plástico é um dos materiais mais utilizados e produzidos no mundo, surgiu como um avanço na indústria e ao longo dos anos sua produção ganha cada vez mais formas de utilização, chegando a aproximadamente 359 milhões de toneladas produzidas anualmente. No Brasil, a produção consegue chegar à escala de mais de 6 milhões de toneladas por ano. Em 2020, o país teve um grande aumento na utilização de plásticos descartáveis, com o crescimento de 20% na utilização em hospitais e também influenciado pelo aumento de 95% na utilização de aplicativos de entrega.
Eles possuem baixa taxa de reciclagem e os resíduos em sua maioria são descartados de forma incorreta pelos consumidores finais. A grande maioria do material plástico é jogada no meio ambiente, são levados a aterros sanitários ou são incinerados, liberando gases extremamente poluentes e prejudiciais à saúde. Além disso, toneladas de lixo plástico chegam aos oceanos prejudicando a vida marinha.
No vídeo abaixo temos um exemplo disso:
Como uma alternativa para o plástico comum, temos o bioplástico. Diferente do plástico que consumimos no dia a dia, que é usado tanto para a produção de embalagens, como de fios de poliéster, que são derivados de petróleo, uma fonte não renovável, o bioplástico pode vir de diversas fontes renováveis de biomassa, como óleos e gorduras vegetais, amido de milho, amido de ervilha, microrganismos, dentre outros materiais. O bioplástico também pode ser usado tanto para a indústria de embalagens como de outros produtos como talheres, canudos, ornamentos e produtos para uso cotidiano, sendo que boa parte deles pode ser biodegradável e de rápida decomposição.
Hoje em dia, temos à disposição na internet diversos conteúdos que nos ensinam a produzir em casa nossos próprios bioplásticos com ingredientes e equipamentos simples. Um exemplo é o livro digital “Bioplastic Cook Book” desenvolvido por Margaret Dunne durante seu estágio na Fab Textiles, o material é todo em inglês e possui diversas receitas de bioplásticos que podem ser feitos com gelatina, ágar-ágar, amido de milho, spirulina, argila, entre outros. O material está disponível para acesso pelo link: https://issuu.com/nat_arc/docs/bioplastic_cook_book_3/1?ff
Que tal tentar produzir os seus bioplásticos em casa e ainda aprimorar as receitas? A ciência é algo que construímos juntos e está na sua casa, ao alcance das suas mãos.
Referências:
Bioplásticos: o que eles realmente tem de BIO?
2020: O ano em que abraçamos o plástico
Sou apaixonada por descobrir coisas novas e pela área criativa, a arte e a moda, que sempre foram minhas vocações. Atualmente sou estudante de Design de Moda na UFG e, no meio desse processo decidi me aventurar no universo do biodesign e da sustentabilidade. Nos momentos off-line gosto de curtir uma boa música enquanto crio alguma arte fofinha em aquarela.