upcycling-4838037_960_720

Upcycling: Comas & Re-roupa

Hoje, iremos falar sobre um conceito muito importante para a sustentabilidade, para a indústria e para quem quer mudar o mundo com uma atitude simples, o upcycling!

Mas o que seria isso?

Basicamente é a reutilização e a transformação de materiais que seriam descartados em novos produtos, elevando seu valor. Na moda é muito empregado nos objetos têxteis sejam eles restos de tecidos descartados pela indústria do vestuário, ou de roupas pós consumo, que seriam jogadas no lixo, e transformar esse resíduo têxtil em peças de roupa novinhas. A técnica permite assim elevar o valor agregado do produto, que antes iria parar em aterros sanitários, ser incinerado ou acabar sendo erroneamente descartado no meio ambiente.

Uma empresa que realiza esta técnica é a Insecta Shoes, que reutiliza tecidos de camisas e outros materiais têxteis estampados e que seriam jogados fora para serem as estampas usadas em seus calçados.

Insecta Shoes

Na internet, você encontra vários tutoriais de upcycling para fazer em suas roupas! Mas vale lembrar de sempre criar uma peça que será realmente utilizada, senão de nada valerá investir tempo e trabalho, sendo que o objeto ainda assim será descartado.

Para formas de exemplo, vamos falar sobre duas marcas que colocam o upcycling em prática: Comas e Re-roupa.

Comas

A Comas, fundada em 2015 por Agustina Comas é uma empresa de São Paulo, que trabalha pincipalmente com upcycling de camisas sociais masculinas que não passaram no controle de qualidade das marcas, e seriam assim jogadas fora. A Comas utiliza essas camisas como matéria prima, transformando as mesmas e criando peças lindas e novinhas, muitas vezes com modelagens e função completamente diferentes, transformando-se em vestidos, saias, macacões, dentre outras. Além de vender os produtos no site, a marca também oferece cursos, consultorias, workshops. O curso tem carga horária de 14 horas dividido em 7 encontros, passando desde o conceito de upcycling até as práticas para a criação de peças.

Camisa quadrada de linho Comas

Re-roupa

Já a Re-roupa, fundada em 2013 por Gabriela Mazepa, se define como um laboratório de produção de roupas e ideias, criando figurinos, coleções e parcerias e interferindo no sistema de produção de moda, tudo utilizando das técnicas de upcycling. Gabriela já realizou diversas oficinas, permitindo que várias comunidades transforme resíduo em roupa novamente, fazendo com que pessoas em sistuação de vulnerabilidade possam tirar seu sustento através de diferentes matérias primas.

Parceria do Re-Roupa com o BaianaSystem

Referências

Comas

Re-Roupa

Compartilhe esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress